quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Futebol

Domingão foi dia de jogo. É isso aí, o centenário esporte bretão.

Eu tenho uma diversão que consiste em assistir jogos em todos os lugares que morei. Em 2002, no mesmo dia em que cheguei ao Rio fui ver Fluminense x Atlético-PR no Maracanã. Um 0 x 1 chocho, com menos de 5 mil pessoas. O Maracanã, ao menos o antigo, com 5 mil pessoas parece um cemitério. Anos depois estive no Engenhão pra testemunhar o Galo levar um 4 x1 do Flamengo com o Ronaldinho, que logo depois viria me alegrar no Galo. Mas aí eu já não morava mais no Rio.

Em Nancy fui uma vez ao Estádio Marcel Picot, ver o Nancy vencer por 1 x 0 o Caen, com gol do Kim, ex-camisa 9 do Galo. Na época o Nancy jogava a 1a divisão. O que não fez tanta diferença já que o jogo foi uma bosta. Foi a primeira vez que vi um goleiro tomar um frango no aquecimento...

Em Buenos Aires fui duas vezes ao Monumental de Nuñez. Não me lembro nem do adversário nem do placar do primeiro jogo, mas no segundo vi num Monumental cheio o River levar de 4 x 0 do Estudiantes de La Plata - time que também gosto muito, por óbvio - e me encantei com a barra brava (sim, eu tava no meio das organizadas do River) chorando e cantando no quarto gol do Estudiantes que amavam o River e não o abandonariam jamais... De arrepiar.

Em Valência, pra quem não sabe, são dois times. O Valência, que joga no lindo estádio de Mestalla e o Levante, que é o time menor e joga num estádio mais modesto. No Mestalla acho que fomos duas vezes, mas nem estou certo. Me lembro mesmo é de um jogo das quartas de final da Copa da Uefa, em que o Valência tinha levado de 3x0 no primeiro jogo contra o Basel, da Suiça. Aproveitamos a promoção e fomos no jogo de volta. Pois: 3x0 no jogo e mais 2x0 na prorrogação. 5x0 e a galera enlouquecida. Foi massa demais. O jogo do Levante, entretanto, foi mais impressionante. O Levante, se não me engano, nem jogava a primeira divisão. Mas foi no Estadi Ciutat de València (valenciano) que vi pela Copa del Rey, Levante 1 x 4 Barcelona. E pelo Barcelona, estava Messi. Sim, vi Messi no estádio e, apesar dele não ter marcado nesse jogo, deu 3 passes pra gol e fez algumas coisas que, se não tivesse VT, eu acharia que meus olhos me enganaram.

E finalmente chegamos a Tenerife. Estádio Heliodoro Rodríguez López. Tenerife se recuperando no campeonato, vinha de uma vitória de 4 x 2 fora de casa. Era hoje! Dia de ver muitos gols contra o Rayo Vallecano, time pelo qual também tenho grande simpatia. Pois é, os mais de 13 mil no estádio tiveram que engolir um 0 x 0 de dar dor no fundo dos olhos. É segunda divisão, eu sei, mas ao menos era pra ver o povo querendo ganhar. Que nada, os dois times numa preguiça de dar raiva. O juiz ainda ajudou a atrapalhar, invertendo faltas, errando coisas básicas. Foi terrível.

Mas ainda vou dar mais uma chance. Zero a zero é inaceitável. Ainda vou voltar lá, num outro jogo. Nem que tenha que gritar gol do time de fora... Mas futebol tem que ter gol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário