sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Bora pro mato que o jogo é de campeonato

(escrito no dia 20/02) Uma das minhas atividades prediletas é caminhada no mato. Não sei se tem nome específico pra isso em português, mas em espanhol é senderismo. Sinônimo do hike inglês. Pois é, fui lá. Investigando pela internet, para além dos sites mais comuns (wikiloc, por exemplo) acabei caindo na página do que acho que é o equivalente à zona metropolitana aqui, o tal do ayuntamiento. Pois foi melhor do que a encomenda. Escolhi uma, saindo das montanhas perto do parque rural de Anaga, em Cruz del Carmen e que termina no mar, na cidade de Punta del Hidalgo. É a trilha PR-TF 10 quem estiver curioso pode ver o arquivo aqui. Nem me dei ao trabalho de contar, mas tem mais de 30 pdfs, cada um com descrição, mapa e detalhes práticos das trilhas homologadas.

E o que é a homologação de uma trilha? Não fui muito à fundo, afinal quero é andar nas trilhas, não gerenciá-las. Mas parece que é quando elas recebem o 'ok' da associação de senderismo local. Elas são avaliadas quanto à dificuldade, o terreno, as marcações, etc. E é bacana que as marcações são padronizadas. Então, você lê uma página e já sabe o que significa cada sinal da trilha. Além disso, tem 3 tipos de trilhas - aqui acho que já é coisa internacional, ou ao menos nacional. GR (gran recorridos), PR (pequeno recorrido) e SL (sendero local). As GR são trilhas quem duram alguns dias, tem que acampar, etc. Tipo o caminho de Santiago de Compostela. No site, tinham 5 dessas. Cada pdf, uma parte de uma trilha GR que cruza a ilha de Tenerife. A grande maioria disponível é de PR. São trilhas pra fazer num dia, como a que fiz, de pouco mais de 10km. Geralmente, estas trilhas são de até 15 km, pra dar pro cidadão caminhar num dia só. E a SL - só tem uma no site - é uma caminhada recreativa, de nível fácil, nem sei se tem kilometragem máxima.

Nem contei também que fiz tudo com transporte público: pra chegar no início da trilha e depois pra voltar do fim dela. Que, no caso, era numa cidade maiorzinha. Inclusive, uma das primeiras partes da cidade em que se chega ao sair da trilha é o ponto final do ônibus que traz de volta pra Santa Cruz de Tenerife. Não sei se é de propósito, mas é genial.







Nenhum comentário:

Postar um comentário