quarta-feira, 4 de março de 2020

Livros e leituras

Escrevi na segunda que tava lendo uns livros e que não era muito interessante. No mesmo momento mudei de ideia. Como assim, não é interessante falar de livros? Eventualmente pode ter gente que se passar pelo meu blog não vai se interessar por nada além dos livros. Portanto, segue a lista dos livros que estou lendo neste momento.

São, isso mesmo, no plural. Já faz alguns anos que leio mais de um livro ao mesmo tempo. Mesmo quando se trata de literatura. Atualmente, nenhum acho que é de literatura propriamente dita, mas segue a lista assim mesmo:
  • História Geral da África - VIII. África desde 1935. Editor Ali. A. Mazrui e Editor assistente C. Wondji. É uma publicação da UNESCO, traduzido pro Português pela Universidade Federal de São Carlos com apoio (dinheiro) do Ministério da Educação.
São 8 volumes, eu só me desafiei pelo último. 1248 páginas, nem sei se um dia vou terminar. Mas minha curiosidade pela África não diminui, pelo contrário. Então, vou aos poucos, curtindo o livro. Que é, diga-se de passagem, muito bem escrito e traduzido (o ministro da Educação à época era o Haddad. Alguém consegue imaginar o ministro de hoje investindo na tradução de um livro da UNESCO sobre a História da África?) Ah, não preciso dizer que é domínio público, né? Só baixar de graça.
  • Canary Islands, Lonely Planet, Edições 7 e 6 (comprei as duas, é que a 7a. só saiu quando eu já estava aqui e queria estudar o lugar quando soube que poderia vir pra cá, ainda no ano passado). Ambos em versões pdf. 
Guias de viagem que me acompanham desde 2006. Mesmo com muita coisa na internet, ainda gosto de lê-los. E ainda são bem úteis.
  •  Era de Gigantes: a história do basquete profissional norte-americano no século XX. Vitor Luiz Camargo. 623 páginas.
 Um livro leve, fácil de ler (apesar de um pouco repetitivo) sobre a história do basquete - jogadores, das ligas e do esporte - e explicando algumas concepções errôneas. Tô gostando e tá ocupando meu recém renascido interesse pela NBA.
  • Drawing for the absolute begginer. de Mark e Mary Willenbrink. Em inglês. Publicado em 2006.
Esse é fraquinho. Mas a história da aquisição é mais divertida: eu tinha a amostra grátis no kindle. Meu kindle é das antigas, então uma hora ele travou e eu não sabia o que tinha apertado. Mais tarde aparece o livro completo na lista. Eu tinha comprado sem querer. Acontece, que eu não tinha cartão válido na minha conta na Amazon. Tentei devolver, sem chance. Só me deixam colocar um cartão novo pra efetuar o pagamento. Não coloquei. Tá aqui o livro. Sei lá o que vai ser disso. Mas já que tá aqui, leio uns pedaços de vez em nunca. Até que tem umas dicas legaizinhas, mas, até onde fui, não passou disso. Nem sei se vou terminá-lo, mas tá na área.

Ah, claro, como não deu pra trazer muitos livros em papel (até trouxe 2, mas não os estou lendo), aqui nesse dispositivo - e no computador - que moram esses livros que descrevi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário