sexta-feira, 10 de julho de 2020

Trilhas, pra variar

Já disse aqui que já estou em clima de despedida de Tenerife, meu novo lugar favorito no mundo. Sim, tem outros que adoro, mas nunca morei num lugar tão gostoso de viver. Obviamente, consideradas todas as subjetividades da minha definição do que é bem-viver.

Mandei a preguiça pra longe e fui caminhar. Hoje escolhi a PR-TF 2, de Taboro até Valle Seco. Essa trilha também é localizada na região norte da ilha, no Parque Rural de Anágua. Devido às limitações depois da pandemia e ao lockdown, acabei não conseguindo explorar trilhas em outras partes da ilha. Muito menos visitar o onipotente Teide. Tristeza, verdade. Mas considerando que o mundo ainda passa por uma pandemia, acho que consegui tirar o melhor que pude do meu tempo aqui em Tenerife.

Mas voltando à PR-TF 2: acho que é minha nova trilha favorita aqui. Apesar de não terminar na praia, ela começa em Taboro, um vilarejozinho com um mirante (e uma outra trilha!) para o norte da ilha. A foto do mirante tá lá embaixo, mas já aviso que hoje não deu pra ver muita coisa. A semana foi de calima e temperaturas acima dos 30 e ontem a calima se foi e a temperatura caiu. Então, minha trilha começou com neblina e "chuva horizontal" como chamam aqui. É a precipitação das nuvens ajudada pela caputra de umidade pela floresta. Sensacional! Quase no finzinho do trecho na montanha - a subida, basicamente - tem um outro mirante, mas que eu só vi branco! (Tô até pensando em repetir a trilha semana que vem... veremos.) Depois dele, começa a descida no sentido de Santa Cruz. E lá do alto foi mágico. Além de ver um dia limpo limpo, nenhuma nuvem à frente, pra trás elas estavam barradas pela montanha, e descendo sobre a outra face. Simplesmente lindo. E sem ninguém lá no alto, sem moradores próximos (ou seja, sem cachorros latindo e sem carros) só os sons naturais.

E de quebra, quando terminei a trilha, o ônibus que passa perto da minha casa ia sair em 5 minutos. A trilha acaba na cara do ponto final do micro-ônibus que atende Valle Seco. Não são muitos horários por dia, então foi bastante sorte. Aí nem precisei andar mais 4,5km pela cidade. Claro, teria feito sem problemas depois dos 10,6 km de trilha.  Inclusive era o planejado. Mas, como diz um grande amigo, "cavalo só passa arreado uma vez". Peguei o ônibus.












Até aqui são as fotos do vilarejo de Taborno. A partir de agora é só foto da trilha.






A trilha passa ao lado de um café/bar, pra quem quiser abastecer. Qualidade.


A continuação da trilha do outro lado da estrada. Notem o sinal de "igual" amarelo e branco que indica o caminho a seguir.







Vista do mirante.








El Teide! Ponto mais alto da Espanha.

Zoom nele pra apreciarmos melhor.

Santa Cruz de Tenerife lá embaixo.

E zoom também pra ver melhor. O porto e a ópera, o prédio branco em formato de concha.







3 comentários: