terça-feira, 23 de junho de 2020

Game Over?

Hoje foi dia da reunião na Extranjería para pedir a prorrogação da residência. E, infelizmente, voltamos pior do que fomos. A informação que tínhamos - ou até onde tínhamos entendido - é que os estrangeiros na nossa situação poderiam ficar na Espanha por três meses automaticamente a partir da data do fim do estado de emergência. Isso se deu dia 21 de junho, de tal sorte que teríamos, a princípio, que sair da Espanha até o dia 20 de setembro.

Ideal? Não. Queríamos ficar até janeiro. Mas bom, razoável. Melhor que nada. Certo?

Errado. Acontece que no nosso caso, por ainda estármos com residência válida, não entramos nesse caso. E como nossa residência é de curta duração (180 dias) não temos como pedir extensão. Segundo o chefe da Extranjería, quem nos atendeu pessoalmente, nós temos direito, como brasileiros, a ficar 90 dias, tem que sair por no mínimo 90, depois ficar mais 90, etc. Isso numa ano. Ou seja, podemos ficar aqui 180 dias no ano e temos que ficar fora por 180 dias. O nosso visto, basicamente, nos dá a prerrogativa de ficar os 180 dias direto. Acontece que, passado esse tempo, temos que ficar fora outros 180. Não temos um visto de longa duração que nos permitiria pedir extensão.

Bom, foi isso que entendemos do atendimento. Frustrante, pois pior do que ter que sair daqui em julho (em menos de 1 mês!) é ter que voltar pro Brasil em julho, quando as coisas ainda estarão quentes por conta do vírus. E nós, devido ao isolamento, não pegamos o bicho aqui.

Mas nem tudo são espinhos. Amanhã ainda vamos ligar para o consulado do Brasil em Madrid, pois a informação que vem deles é que temos sim até setembro. A ideia é confirmar essa informação. Independentemente da data, já temos destino. Ligamos hoje para o consulado de Portugal em Madrid e confirmamos que podemos ir pra lá assim que as fronteiras forem abertas, sem necessidade de pedido de visto nem de sair da zona Schengen. Uma vez lá, podemos tramitar um visto de residência temporário. Tudo isso informado pelo consulado de Portugal em Madrid.

Ainda não sabemos quando, mas parece que já sabemos onde vai ser a sequência dessa aventura fora do Brasil em ano sabático virótico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário