terça-feira, 12 de maio de 2020

Fase 1

A Espanha começou a sair do confinamento. São 4 diferentes estágios com diferentes características, de acordo com indicadores de número de casos da COVID-19, leitos, mortes, leitos de UTI liberados e ocupados, etc.

Desde ontem, segunda-feira dia 11, aqui nas Canárias entramos na Fase 1, depois de uma semana de Fase 0. Na atual, alguns bares podem abrir, alguma aglomeração de pessoas é permitida - no máximo 10 pessoas, se não me engano. Para terem uma ideia, ontem foram 8 novos contágios em todo o arquipélago. Por isso chegamos apenas à fase 1.

Mas o que isso quer dizer além de que as medidas são ainda bem estritas? São estritas em relação aos indicadores, mas a vida já começa a voltar a parecer com o antigo normal.

Em relação a mim, ainda tenho que respeitar os horários de sair para me exercitar, mas já posso, se der vontade, pegar comida na rua pra trazer pra casa já que alguns restaurantes abriram para entregas e, o principal, já posso me locomover pela ilha (de máscara no transporte público, que ainda não sei se já está com horários mais amplos) e voltar a fazer trilhas. SIm, amanhã vou planejar uma que já fiz e ver se consigo fazê-la na quinta, condições permitindo.

Tudo ficando bem, mas noto que esse confinamento deixou algumas marcas. Meu ânimo pra sair de casa é mínimo! Eu não sei se me acostumei aqui e ainda inconscientemente considero a rua um lugar de risco - sabendo que aqui praticamente não há roubos ou assaltos, não é desse risco que falo - e ainda é desconfortável sair. Acho que as péssimas notícias do Brasil também influenciam nesse humor pra baixo. Vamos ver nos próximos dias se o humor melhora.

Acho que aos poucos voltarei ao horário normal, melhorará o sono e terei mais disposição. Ainda me restam 2 meses e meio aqui e quero tirar o melhor deles. 

p.s.: Agora que vou voltar pra rua, é provável que voltem a aparecer fotos por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário